Relação duradoura: Empregados com décadas de dedicação à MRN recebem homenagens

Bernardo dos Santos, de 64 anos, atua como operador de Estação Aeronáutica no Aeroporto de Porto Trombetas, localizado no município de Oriximiná, Oeste do Pará, administrado pela Mineração Rio do Norte (MRN). Com uma trajetória impressionante de quatro décadas de dedicação à empresa, ele foi um dos destaques em um evento muito especial, realizado no último sábado (21). A tradicional festa de homenagens para reconhecer os empregados com mais de 10 anos de casa. Assim como Bernardo, outros 197 empregados que estão há 10, 15, 20, 25, 30, 35 e 40 anos na MRN foram homenageados pela empresa, em uma cerimônia realizada desde o ano de 1991, sempre regada a agradecimentos e emoções entre aqueles que ajudam a construir o legado da empresa. A história de Bernardo é um reflexo do compromisso duradouro que caracteriza a MRN, destacando a importância de seus empregados para uma mineração sustentável na Amazônia.

“Nestes 40 anos eu conquistei muita coisa. No início foi difícil, mas depois as coisas foram melhorando. Foram muitas as mudanças e a empresa passou por todos estes desafios com planejamento a curto, médio e longo prazo. Sinto orgulho e tenho a sensação de dever cumprido”, diz Bernardo dos Santos, que também destacou os motivos por estar na empresa há tanto tempo. “O que mais me motivou foi estar em um lugar tranquilo para educar meus dois filhos. E hoje me enche de alegria poder dizer que eles estão formados”, completou.

O diretor de Sustentabilidade e Jurídico da MRN, Vladimir Senra Moreira, apontou o momento de celebração como uma forma de compartilhar com todos os empregados as histórias de sucesso que tornaram a empresa uma referência da mineração na Amazônia. “Bernardo e todos os demais empregados são testemunhas do nosso crescimento e da nossa capacidade de adaptação ao longo dos anos. Eles personificam o compromisso e a excelência que nos impulsionaram até aqui. Para a MRN, é uma honra homenageá-los”, afirma.

Compromisso por gerações

O eletricista industrial da MRN, Kelvin Santos, é uma inspiração para quem busca crescer profissionalmente. Em 2010, ele começou sua jornada na empresa como jovem aprendiz. Com dedicação e vontade de aprender, ele foi contratado pela empresa e, em 2023, celebra 10 anos de casa. Ao lado do pai, Mário Luís, que celebrou incríveis 15 anos de trabalho na MRN, Kelvin foi um dos homenageados na cerimônia. “Na minha trajetória profissional eu tive muitos aprendizados que me fizeram evoluir, muitas pessoas que me ajudaram a crescer e que sou muito grato”, contou.

Ao ser questionado sobre como é trabalhar com o próprio pai, ele foi enfático em afirmar que é uma jornada de aprendizados. “Ter meu pai como colega de trabalho é um privilégio. Ele é um profissional de excelência, em quem eu me inspiro todos os dias. Eu vim de uma geração de eletricistas, pois meu avô paterno era um grande eletricista, meu pai e meus tios também. Agora, se Deus permitir, darei continuidade com meus filhos como grandes engenheiros elétricos, quem sabe atuando na MRN”, declarou.

Força feminina na mineração

Única mulher com 20 anos na empresa, a técnica de processos Sara Saldanha também foi uma das empregadas homenageadas na solenidade. Ela ingressou na MRN como operadora de equipamentos no setor de Barragens. Foi nesse momento que ela teve seu primeiro contato com a indústria da mineração. Desde então, sua jornada tem sido uma história de superação e crescimento.

Influenciada pela carreira inspiradora do pai, que é um empregado aposentado pela MRN, Sara revelou que sempre sonhou em trabalhar na empresa. Em seu dia a dia, ela mostra que lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive na mineração. “As mulheres têm um papel muito importante dentro da mineração. O setor vive um movimento de crescimento na participação feminina. A empresa sempre deu suporte para o meu desenvolvimento e todos os dias eu aprendo uma coisa nova, com apoio do meu gerente. Me sinto grata por fazer parte deste processo e estar alinhada com a missão e os valores da MRN”, comenta.

Fonte: Divulgação MRN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *