Operação retirou gado ilegal da Terra Indígena Ituna-Itatá, no Pará

Uma operação conjunta do Ibama, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança, Polícia Federal e Adepará retirou mais de 1.730 cabeças de gado animais na Terra Indígena Ituna Itatá, no município de Senador José Porfírio, no Pará.

A Operação Ehara Tapiro cumpre uma decisão judicial no âmbito da Ação Civil Pública n°1000157-47.2022.4.01.3903, para a retirada de animais bovinos da TI. Ninguém foi preso.

A ação teve como objetivo o combate à invasão irregular de terras protegidas. A área possui acesso restrito conforme a Portaria nº 529, de 21 de junho de 2022.

Ituna Itatá é uma das TI’s mais desmatadas do Brasil. A retirada do gado da área de mais de 142 mil hectares facilitará a regeneração da vegetação, uma vez que a presença de animais bovinos é sustentada por grandes áreas de pasto, produtos do desmatamento e queimada ilegal da floresta.

Até o momento foram apreendidos e retirados mais de 1.730 animais. Todo o gado apreendido foi doado para a Adepara.

O Ibama continuará com a operação de retirada de gado, apesar dos ataques realizados contra as equipes, onde foram destruídas dezenas de pontes para dificultar a realização dos trabalhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *