Semas integra missão técnica do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia, em Santarém

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) participa entre os próximos dias 7 e 9, no município de Santarém, no Baixo Amazonas, de missão de supervisão do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL). A iniciativa é voltada para a proteção da biodiversidade por meio da implantação de políticas e ações de promoção do uso sustentável e recuperação da floresta amazônica.

A ação integrada terá 40 pessoas, entre equipes de Semas, Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), a organização não governamental Conservação Internacional (CI), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), Serviço Florestal Brasileiro, Fundação Getulio Vargas (FGV), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-PA), além de secretarias estaduais dos estados do Amazonas, Acre e Rondônia.

A delegação irá visitar áreas onde são implementadas iniciativas de regularização ambiental, restauração florestal e atividades sustentáveis que são apoiadas de forma direta e indireta pelo projeto.

A proteção da biodiversidade e a implantação de políticas e ações para promover o uso sustentável e a recuperação da floresta amazônica estão entre as finalidades da participação da Semas no Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (Amazon Sustainable Landscapes – ASL), coordenado pelo MMA, no Brasil, com participação do Serviço Florestal Brasileiro e as entidades executoras FunBio, a Conservação Internacional e recursos do Banco Mundial.

O Paisagens Sustentáveis é direcionado para conservação florestal, uso sustentável de recursos naturais, recuperação de ecossistemas aplicados ao Sistema de Áreas Protegidas da Amazônia, à gestão integrada da paisagem, políticas públicas e planos para proteção e recuperação de vegetação nativa, coordenação de projetos, capacitação e cooperação regional. A participação do governo do Pará na implementação do projeto é liderada por Semas e Ideflor-Bio, em parceria com Emater e Museu Emílio Goeldi.

Fonte: Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *