Região Norte será um dos destaques do Salão Nacional de Turismo

Brasília vai respirar turismo nos dias 15, 16 e 17 de dezembro. A capital federal sedia o Salão Nacional de Turismo, evento vai oferecer uma imersão nas diversas regiões brasileiras, destacando suas peculiaridades e experiências turísticas, além de expor as riquezas naturais e culturais dos estados brasileiros.

A Arena BRB Mané Garrincha receberá o público para um mergulho nos principais atrativos turísticos do país.

O Norte, a maior região brasileira em termos de extensão territorial e que comporta a maior floresta do mundo, levará a riqueza de paisagens, destacando a sociobiodiversidade da Floresta Amazônica. Entre as experiências promovidas pelos estados que compõem a região, destacam-se o Parque Nacional Serra do Divisor e o Rio Croa, ambos atrativos localizados no estado do Acre, que serão apresentados na feira de forma interativa, possibilitando vivenciar passeios de barco, cachoeiras e trilhas da região por meio de óculos 3D.

Outra atração imperdível é a vivência nos festivais indígenas que acontecem nas cidades de Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, onde indígenas apresentarão suas tradições, vestimentas e realizarão pinturas corporais nos visitantes da feira, no espaço que apresentará experiências voltadas ao etnoturismo. Além disso, a trilha de logo curso Chico Mendes, em Xapuri (AC), oferece uma jornada única, permitindo aos visitantes acompanhar o dia de trabalho dos extrativistas e ouvir os “causos de seringueiros.”

O Salão também destaca experiências de outros estados da região norte. No Amapá, será possível admirar a observação de astros (astroturismo) no Marco Zero do Equador, em Mazagão Velho e apreciar a vivência da cultura do Quilombo de Curiaú, localizado na cidade de Macapá. No estado do Amazonas, as experiências dos principais destinos turísticos serão feitas de maneira virtual e com degustação de alimentos locais.

O evento abrange ainda experiências do estado do Pará, como o Viva Marajó em Belém (PA), que expõe a cultura marajoara através de cerâmica, queijo e joias artesanais, e a Rota Amazônia Atlântica, cujo objetivo é conscientizar sobre a biodiversidade amazônica. Dois territórios que foram contemplados no projeto Experiências do Brasil Original, entre eles a Comunidade África e Laranjituba e a Comunidade Indígena Borari, também terão um espaço de destaque na feira. A Comunidade Indígena Raposa 1, localizada em Normandia, estado de Roraima, e que também foi contemplada no projeto, vai apresentar os elementos importantes da cultura do seu território.

Na região do Jalapão, em Tocantins, as vivências nos quilombos de Mateiros e a temporada de praia em Araguacema serão apresentadas para promover o ecoturismo e o turismo rural. Além disso, as tradições culturais religiosas em Taguatinga e as vivências nas aldeias indígenas de Tocantinía proporcionarão uma imersão única nas raízes culturais do estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *