Um homem apontado como um dos principais responsáveis pela logística criminosa de um grupo ligado ao tráfico internacional de drogas foi preso pela Polícia Civil do Pará, por meio da Divisão Estadual de Narcóticos (DENARC). A prisão que ocorreu no bairro do Tapanã, em Belém, nesta sexta-feira (12). A ação foi realizada em cumprimento ao mandado de prisão preventiva por tráfico internacional de drogas expedido pelo Tribunal Federal da 1ª Região.

A presença do narcotraficante em Belém foi identificada após levantamentos de campo e inteligência, em investigação voltada à atividade de grupo criminoso responsável por uma rota interestadual de drogas, através da qual o território paraense é utilizado como entreposto para o recebimento e armazenamento de entorpecentes vindos dos Estados do Amazonas e Mato Grosso, para posterior remessa a outras regiões.

“O narcotraficante internacional foi identificado no decorrer da investigação da DENARC voltada ao esquema de utilização de aeronaves para trazer droga até o Pará. Trata-se de criminoso bastante articulado, com contato direto com membros de cartéis de diversos países sul-americanos, que tentam construir no Pará um ponto de apoio logístico para suas rotas”, explicou o delegado Fausto Bulcão diretor da Denarc.

No momento da abordagem o suspeito se apresentou com identidade falsa, razão pela qual foi preso e autuado em flagrante delito. O investigado também já responde processos em diversos estados do Brasil, como Roraima e Mato Grosso do Sul, onde já foi preso no ano de 2004. Além disso, é foragido do sistema penal do Paraguai, onde foi preso no ano de 2019, e estava sendo procurado até o momento.

Após troca de informações com a equipe do CIOF/DIOPI/SENASP/MJSP e autoridades Paraguaias foi constatado que existem expedidos no Paraguai sete mandados de prisão preventiva contra o suspeito, por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

“Essa prisão é de extrema importância para a Polícia Civil do Pará na desarticulação do crime organizado e combate ao narcotráfico. Esta operação bem-sucedida é o resultado do trabalho de investigação e inteligência da PC do Pará. Estamos comprometidos em desmantelar redes de tráfico de drogas e garantir a segurança de nossa sociedade”, disse o delegado-geral de Polícia Civil do Pará, Walter Resende.

Após os procedimentos legais, o preso já se encontra à disposição da justiça.

Fonte: Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *