Obras avançam e estão 67% concluídas na Policlínica de Santarém

A Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) continua as obras de construção da Policlínica de Santarém, na região de integração do Baixo Amazonas, que já alcançam 67% dos serviços concluídos até o momento. O novo equipamento construído pelo Governo do Pará vai reforçar a saúde pública da região.

”Nós estamos trabalhando hoje com as policlínicas, que são equipamentos públicos extremamente importantes para aquelas pessoas que necessitam de atendimentos emergenciais imediatos. Então, a Seop, em parceria com a Sespa, está produzindo esses equipamentos públicos e entregando à comunidade, como é o caso dos grandes hospitais em Belém, que serão entregues nos próximos meses, como o Hospital da Mulher e o Pronto Socorro da Augusto Montenegro. Por meio das policlínicas, esperamos contribuir com a melhoria no atendimento da rede hospitalar, da rede pública de saúde do Estado”, destacou o secretário de Estado de Obras Públicas, Ruy Cabral.

Com investimento de mais de R$ 25 milhões, o espaço está sendo construído em uma área total de mais de dois mil metros quadrados divididos entre os setores de recepção, atendimento ambulatorial e de diagnóstico; setor de imagem e métodos gráficos, laboratórios e apoio técnico. A obra também contempla a construção do Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), espaço especializado de fundamental importância para o conforto das famílias com o cuidado e atenção necessários para o atendimento com profissionais especializados em pediatria, psiquiatria, educação física, psicologia, terapia ocupacional e fonoaudiologia.

Empregos – Em Santarém, a obra gera cerca de 100 empregos diretos e indiretos, contribuindo para movimentar a economia da região. Operário há um ano no local, Marcelo Victor conta que é gratificante trabalhar na obra, que vai ajudar muitas pessoas. ”Para nós, que fazemos parte da obra, é muito gratificante trabalhar em algo desse porte na cidade, nessa parte de investimentos na saúde, nessa cidade que é um polo para outras, já que a maioria dos municípios buscam Santarém para ter apoio na saúde e outros serviços, então é muito gratificante para todos que estão aqui. Mais uma obra do Governo do Estado que vai mudar a vida das pessoas”, disse.

A mesma opinião é compartilhada pelo operário Antônio Eugênio Dias, que mora na cidade e teve uma oportunidade de emprego na construção da policlínica. ”É muito gratificante poder trabalhar aqui, em uma obra dessa que vai trazer muitos benefícios para saúde do povo santareno, que sempre está na luta. Foi uma obra que gerou bastante empregos não só para mim, como para todos que estão na obra. Esse hospital vai privilegiar várias pessoas de bairros vizinhos, então vai facilitar a vida de todo mundo e as pessoas serão bem atendidas”, conta ele.

O complexo vai integrar a rede assistencial de saúde do Baixo Amazonas, com suporte ambulatorial especializado e procedimentos com a finalidade diagnósticas de demais serviços. De seis unidades propostas pelo Governo do Pará, duas já foram inauguradas nos municípios de Tucuruí e Capanema. As demais estão em construção em Marabá, Altamira e Breves. Depois de pronta, a Policlínica de Santarém deve ser administrada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

”A policlínica em Santarém reforça o compromisso do governador Helder Barbalho em fortalecer a assistência à saúde da população da região oeste do Pará, com atendimentos profissionais com diversas especialidades. Uma obra que vai trazer inúmeros benefícios para a população, e quase 70% da obra executada, ainda no segundo semestre teremos esse investimento pronto e concluído para ser entregue aos santarenos”, finaliza José Maria Tapajós, secretário regional de Governo do Baixo Amazonas.

Fonte: Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *