Semas divulga previsão de céu nublado e chuvas em todo o Pará nos próximos dias


As chuvas devem continuar no Pará nos próximos dias, com destaque para a Região Metropolitana de Belém (RMB) e as regiões Nordeste e do Marajó, ao Norte. A previsão do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), é a de que vai continuar chovendo a partir da tarde, como é típico no chamado “inverno amazônico”.

A previsão é de chuvas com volumes consideráveis, em função da reativação dos sistemas meteorológicos presentes na região e possível formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). As chuvas podem ocorrer em todo o sul e sudeste do Estado, com destaque para os municípios de Xinguara, Marabá e Parauapebas, e ainda Altamira, no Oeste.

“Na porção norte do Estado, ainda teremos eventos de chuva nos próximos dias, especialmente na Região Metropolitana de Belém, nas regiões Nordeste e no Marajó. As chuvas devem ocorrer principalmente nos períodos da tarde e noite, podendo ficar intensas em alguns momentos”, informa Antonio Sousa, coordenador do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico.

Condições oceânicas – Neste início de 2024, algumas mudanças nas condições oceânicas foram sentidas na região do Pará. As águas mais quentes na porção sul do Atlântico aumentaram o transporte de umidade do oceano para o continente e o volume de chuvas.

Algumas partes do Pará já estão com chuvas acima do normal, como Belém. No período de 1º a 21 de janeiro, a capital registrou 485,20 milímetros de chuva, o que representa um aumento de 23% em relação à média histórica.

Salvaterra, no Marajó, é o município com maior volume de precipitação neste período, com 567,20 milímetros, 41% a mais do que a média registrada entre 1991 e 2020.

O período chuvoso 2023/2024 ainda está sob influência das condições anômalas registradas nas águas superficiais dos oceanos Pacífico (El Niño) e Atlântico – anomalias positivas que predominaram, principalmente na porção norte da faixa tropical.

Essas condições alteram as circulações dos ventos em toda a Amazônica, mudando assim o comportamento do período chuvoso. Neste cenário, o trimestre outubro-novembro-dezembro apresentou chuvas abaixo do normal para o período, causando a estiagem registrada em diversos rios da região.

No Pará, a condição não foi diferente. As chuvas ficaram abaixo do normal, principalmente na porção sul do Estado.

O Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico elabora e emite diariamente boletins com a previsão de tempo para todas as regiões do Pará. O Núcleo também acompanha a ocorrência de eventos de caráter atmosférico.

Previsão de tempo chuvoso – Para esta terça-feira (23), a configuração atmosférica continua favorável para eventos chuvosos devido ao posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

As chuvas tendem a ocorrer em praticamente todo o território paraense, com destaque para a faixa sudeste e sudoeste, e também para o norte do Marajó, onde são esperados eventos mais significativos.

Na Região Metropolitana de Belém o tempo fica parcialmente nublado a encoberto no decorrer do dia, com chuvas moderadas a fortes a partir da tarde, e possibilidade de trovoadas isoladas. Em Belém, as temperaturas do ar variam entre 24° C e 31° C, com umidade relativa do ar entre 75% e 97%.

Céu nublado e chuvas – A previsão meteorológica para todo o Pará indica céu nublado e chuvas na terça-feira (23). No nordeste, as chuvas irão variar de leves a fortes, principalmente no período vespertino. As temperaturas variam entre 24°C e 32°C, com umidade relativa do ar entre 55% e 95%. Os ventos serão moderados a fortes (principalmente pela tarde), predominantes da direção nordeste.

No sudeste paraense as chuvas serão leves a moderadas, com trovoadas. As temperaturas variam entre 22°C e 32°C, com umidade relativa do ar entre 50% e 98%. Os ventos serão fracos a moderados, predominantes de norte-nordeste.

No sudoeste, as chuvas serão leves a moderadas, com trovoadas e ventos. As temperaturas variam entre 21°C e 31°C, com umidade relativa do ar entre 55% e 98%. Os ventos serão moderados a fortes, predominantes do nordeste.

No Baixo Amazonas e na Calha Norte, as chuvas serão leves a moderadas, com possibilidade de chuvas mais significativas na região da Calha Norte. As temperaturas variam entre 21°C e 30°C, com umidade relativa do ar entre 75% e 98%. Os ventos serão fracos a moderados, predominantes da direção nordeste.

No Marajó, as chuvas serão leves a moderadas, com trovoadas. As temperaturas variam entre 23°C e 33°C, com umidade relativa do ar entre 50% e 96%. Os ventos serão fracos a moderados, predominantes da direção nordeste.

As chuvas mais significativas estão previstas para a faixa sudeste e sudoeste do Estado, com destaque para o extremo sudeste e a região da Calha Norte. No Marajó, as chuvas ocorrem principalmente nas primeiras horas da manhã e no início da tarde.

Fonte: Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *