Pará reforça ações de apreensão de drogas e armas

Com maior presença da polícia nas ruas e a realização de ações estratégicas de apreensões de armas e drogas, o Governo do Estado fortalece a segurança em todo o Estado. Tantas ações fizeram com que Ninon Leão, moradora do bairro da Pedreira, consiga sair de casa mais tranquila. “A redução da criminalidade, gerada pelo combate ao tráfico de drogas, fez com que eu me sentisse mais segura para andar na rua, mesmo à noite. Há alguns anos, precisava conviver com bocas de fumo nas proximidades de casa, já presenciei assaltos, tiroteios e hoje vivemos outra realidade”, destaca.

De 2019 a 2023, cerca de 20 mil armas – de fogo, brancas e simulacros – foram apreendidas, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). No mesmo período, mais de 35 toneladas de entorpecentes e mais de 12 mil pés de maconha também foram apreendidos nas ações dos órgãos de segurança pública.

Entre as principais estratégias do Governo, para inibir e coibir esses tipos de práticas criminosas, está o reforço de monitoramento de rotas utilizadas pelo tráfico, a exemplo da implantação da Base Fluvial Antônio Lemos, no município de Breves, localizada em uma das principais rotas de embarcações que vêm do Amazonas e do Amapá.

“Como a nossa principal rota de tráfico de drogas é fluvial, montamos desde o início da gestão uma estratégia pontual com a criação de Bases Fluviais, além da aquisição e incremento de novas embarcações, visto que a área fluvial do Estado é muito extensa. A Segup tem hoje mais de 80 embarcações, dentre essas, três embarcações blindadas, as quais o Estado não possuía. Implementamos ainda a primeira Base Fluvial do Estado, em Breves, que atua em pleno funcionamento”, diz o titular da Segup, Ualame Machado.

Até o momento, segue em construção a nova Base Candiru, que vai fiscalizar e monitorar a tentativa de entrada do tráfico por outra rota fluvial, na divisa do com o Amazonas, próximo ao município de Óbidos.

REDUÇÃO DA CRIMINALIDADE – Em cinco anos, o Estado alcançou a redução de 49% nos crimes violentos, o que resultou em uma queda nos indicadores de criminalidade em todo o Pará. O governador Helder Barbalho ressalta que o antigo cenário de insegurança e descontrole foi transformado pelo trabalho de fortalecimento da segurança pública.

“Todos os marcos que já atingimos são absolutamente extraordinários e isso demonstra que a gente ainda pode fazer mais. É necessário fazer avaliações contínuas e projetar metas, fazendo com que cada instituição possa se enxergar nos números absolutos e, a partir daí, apresentar um diagnóstico atual e debater estratégias que possam viabilizar, cada vez mais, o aprimoramento dos números de segurança pública no nosso Estado”, ressalta.

O combate ao tráfico de drogas, que é a base da criminalidade, conforme o secretário da Segup, recebe reforços para continuar sendo um dos principais fatores para a conquista da redução de índices de criminalidade.

“O tráfico de drogas é a bola propulsora de toda a criminalidade. Seja criminalidade patrimonial, em que as pessoas furtam e roubam para comprar drogas, seja a criminalidade que leva à letalidade. As pessoas matam grupos adversários para poder ter o domínio desse tráfico de drogas. Então, certamente o combate ao tráfico de drogas é fundamental para que a gente consiga reduzir cada vez mais a criminalidade violenta, de modo geral, e manter o nosso Estado com a estabilidade que buscamos nesses índices, e paz social que a nossa sociedade merece”, conclui Ualame Machado.

Fonte: Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *