No coração da Amazônia, um dos setores mais estratégicos do Brasil está no centro de uma transformação que reafirma sua força e relevância. A indústria mineral, vista historicamente como um setor de base, hoje se revela também como um campo fértil para a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento regional.
O Simineral ON, plataforma digital do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), criada com o objetivo de ampliar o acesso à informação sobre a mineração no estado, traz uma edição sobre tecnologias e inovações que estão moldando o futuro da mineração no Estado e no mundo.
Um dos destaques desta edição é a entrevista exclusiva com Hugo Barreto, diretor de Clima, Natureza e Investimento Cultural da Vale, que aborda temas como:
As metas da empresa para redução de emissões de carbono;
O papel da inovação e da tecnologia na transformação do setor;
As expectativas da companhia para a COP30, que será realizada em Belém.
A plataforma também repercute os principais momentos do II Congresso Técnico, que reuniu representantes da indústria, autoridades públicas, especialistas e sociedade civil em discussões sobre os caminhos para uma mineração mais equilibrada, transparente e comprometida com o meio ambiente e os povos tradicionais.
Com a COP 30 no horizonte, o setor mineral do Pará reforça seu protagonismo global. Empresas como Vale, Hydro e MRN, em parceria com o Simineral e o IBRAM, estão à frente de iniciativas voltadas à descarbonização, transição energética e conservação ambiental. Investimentos em tecnologias limpas, economia circular e diálogo com comunidades locais são a prova de que é possível equilibrar desenvolvimento econômico, inovação e responsabilidade socioambiental no Pará.
O Simineral traz mais uma edição da sua revista eletrônica: acesse o Simineral ON deste mês e fique por dentro das principais notícias, iniciativas e tudo o que movimenta o setor mineral no Pará!
Fonte: Divulgação Simineral