Abaré retoma atendimento em comunidades de Belterra e Aveiro este mês

Comunidades dos municípios de Aveiro e Belterra, na região oeste do Pará, serão as próximas a receberem as ações de saúde do Navio Abaré, neste mês de julho. A decisão foi tomada durante uma reunião ocorrida na tarde desta sexta-feira (3), no gabinete do prefeito de Belterra, Jociclélio Macedo e contou com a participação da diretora e do administrador da Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH/Ufopa), Flávia Rebello e José Dirceu Costa, respectivamente. A RIDH, vinculada à Ufopa, é atualmente a gestora do Abaré.

Na ocasião, também estiveram presentes o representante da Prefeitura de Aveiro, do Projeto Saúde e Alegria e da Secretaria de Saúde de Belterra.

Os atendimentos vão começar no dia 14 de julho. O navio hospital vai percorrer a partir desta data, 44 comunidades da região do Tapajós, ainda no município de Santarém, onde vai permanecer por 10 dias. Logo depois, será a vez das comunidades ribeirinhas de Belterra e Aveiro, que irão receber a equipe de saúde do Abaré, no período de 24 a 31 de julho.

Para a diretora da RIDH, Flávia Rebello, “é de extrema importância para a saúde do Oeste do Pará a retomada dessas ações no Abaré, atendendo novamente Belterra e Aveiro, ainda mais durante a crise da Covid-19, em que os comunitários estão ainda mais vulneráveis”.

Ainda segundo Rebello, além dos serviços de saúde, uma equipe de pesquisadores da Ufopa, incluindo alunos da Residência Multiprofissional em Saúde, fará coleta de material para proceder testes para diagnóstico do novo coronavírus, mapeando a situação epidemiológica das localidades atendidas pelo Hospital Escola.

O Projeto Saúde e Alegria vai realizar a distribuição de cestas de higiene às famílias das localidades.

Com informações da Ufopa

Deixe uma resposta