Secretaria de Saúde do Pará amplia parceria para fortalecer combate ao HIV

Nesta terça-feira (19), a Secretaria de Saúde Pública do Estado (Sespa) promoveu uma reunião estratégica visando fortalecer as ações de combate ao HIV no Pará. O encontro contou com a presença da Aids Healthcare Foundation (AHF), que já tem um memorando firmado com o município de Belém, e agora busca ampliar a parceria com o Estado.

Durante a reunião, foi discutida a importância da integração entre Estado e a ONG-AHF para garantir uma abordagem mais eficaz no atendimento e na adesão das pessoas vivendo com HIV aos serviços de saúde. Com o apoio do Ministério da Saúde, representantes dos governos estadual e municipal, além da presença da AHF Brasil e Internacional, o encontro destacou a urgência de enfrentar a situação do HIV no Pará.

“É muito difícil, 40 anos depois, ainda lidarmos com uma pandemia que parece não ter fim. No Pará, assim como em outros estados onde a AHF atua, a epidemia do HIV persiste, com alta mortalidade e morbidade. A tuberculose, por exemplo, continua sendo uma grande ameaça para as pessoas vivendo com HIV, reforçando a necessidade de uma abordagem conjunta e articulada entre Estado e município”, ressaltou Adele Benzaken, diretora médica do programa global da AHF.

O memorando de entendimento, que já está em vigor no município de Belém, estabelece a colaboração entre a AHF e as unidades de saúde locais, com destaque para o Centro de Referência em HIV/Aids – Casa Dia. Além disso, foi acordada a expansão da atuação da ONG para incluir também a Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecciosas e Parasitárias Especiais (Uredipe) referência especializada no atendimento às pessoas vivendo com HIV/AIDS.

“A importância desta reunião trata-se de parceria com intuito de reforçar a capacidade de acolhimento de novos usuários nas Unidades de Saúde locais que oferecem seguimento para o HIV/Aids, com foco na redução de tempo de entrada em tratamento para novos diagnosticados, busca de usuários em abandono, por meio de monitoramento contínuo dos dados e dos usuários, oferecendo agenda mais flexível e adequada às necessidades dos usuários com dificuldade em acessar os serviços.” explicou Andréa Miranda , coordenação Estadual de Ist/Aids/DVS/SESPA.

As ações coordenadas permite uma maior sinergia entre as iniciativas governamentais e não governamentais no enfrentamento ao HIV no Pará. A integração entre as esferas estadual e municipal, aliada ao apoio de organizações como a AHF, é fundamental para garantir um cuidado abrangente e eficiente às pessoas afetadas pelo HIV no Estado.

Fonte: Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *