Projeto Gastronomia do Amanhã capacita pessoas em vulnerabilidade social em Santarém

Capacitar pessoas em vulnerabilidade social, possibilitando um aumento de renda e melhor qualidade de vida. Esse é o objetivo do Gastronomia do Amanhã, realizado pelo Instituto Cultural Amazônia do Amanhã (ICAA), que estará em Santarém a partir do dia 21 de março.

Baseada nos princípios da cultura alimentar amazônica, o projeto realizará oficinas teórico-práticas, durante uma semana, sobre cultura alimentar regional para os Santarenos. Ao final das aulas, um certificado é entregue aos alunos.

Aluna do curso em 2021, Shirley Macedo conta que o aprendizado acrescentou em seus conhecimentos de cozinha, os quais aplicou em seu negócio de pães e bolos.

“Após participar do curso, pude ampliar meus conhecimentos culinários, aprendendo a preparar pratos que antes não fazia e aplicá-los na minha loja. Aprendi a fazer recheios que normalmente não cogito em usar devido ao preço. Mas no Gastronomia aprendi a adaptar a receita com ingredientes mais em conta, sem perder o seu sabor original”, explica Shirley, que é moradora do município de Marituba, no Pará.

A chef Verena Aquino, coordenadora técnica do projeto, fala sobre a experiência de ajudar as pessoas nesse processo de aprendizagem para enxergarem na gastronomia uma fonte de renda. “Organizamos tudo para que os alunos se sintam seguros e motivados a continuarem a cozinhar após o término do curso. A linguagem e as aulas são adequadas dentro do que os participantes encontram no dia a dia. Ao término das aulas, já tivemos casos de alunos que montaram seus próprios restaurantes e hoje possuem renda própria”, conta.

Até o mês de abril, o projeto abrirá doze turmas em vários municípios paraenses, totalizando 360 alunos capacitados até o final do curso.

Feira Gastronômica

No último dia, 27 de março, a partir das 17h, os alunos apresentam e vendem, em um Festival Gastronômico aberto ao público, as comidas que prepararam durante as oficinas. Além disso, terá aula show com a chef Dhiêdra Macêdo, programação cultural, música e dança regionais, potencializando a economia criativa e a cultura alimentar da região, bem como seu patrimônio imaterial. A programação acontecerá no mesmo local das oficinas, na Casa de Eventos Miguel do Jaraqui, na Av. Rui Barbosa.

Confira a programação do Festival:

  • Banda Caldo de Piranha;
  • Dj Alana;
  • Grupo Bailado de Carimbó;
  • Chef da aula show: Dhiêdra Macêdo.

O Gastronomia do Amanhã tem o patrocínio da Equatorial Pará, Itaú e Instituto GPA via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do Governo Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *