Força Tarefa de Segurança Pública combate tráfico de drogas e organização criminosa


A Força Tarefa de Segurança Pública do Amapá (FTSP) cumpriu, na manhã desta terça-feira (20/9), 50 mandados de busca e apreensão e 21 de prisão preventiva em diversos bairros da capital amapaense e no Instituto de Administração Penitenciária do Estado (IAPEN).

Cerca de 450 policiais participaram da ação denominada de Armagedom*. A investigação identificou diversos indivíduos integrantes de organização criminosa atuante no Estado, responsável por parte do tráfico de drogas em Macapá e pelo cometimento de diversos crimes violentos no município.

A Força Tarefa verificou que os integrantes organizavam as práticas criminosas por meio de grupos de rede social, nos quais havia aproximadamente 200 membros e mais de 9 mil mensagens trocadas, sendo a maioria de cunho criminoso.

A investigação constatou que os integrantes atuavam em diversas frentes, mantendo moradores na “lei do silêncio” nas comunidades, ameaçando estes, além de realizarem monitoramento de viaturas policiais e possuírem uma espécie de “tribunal do crime”, aplicando punições aos membros da própria facção que não seguiam as ordens das lideranças, presas no IAPEN.

Fazem parte da ação da Força Tarefa de Segurança Pública (FTSP), além dos integrantes desta, o BOPE, a Força Tática, 1º, 4º e 6º Batalhão da PM, o GTA, Corpo de Bombeiros Militares, CORE da Polícia Civil e Grupo Tático Prisional – GTP.

Juntam-se a elas nesta deflagração o NIMP (Núcleo de Inteligência do Ministério Público) e o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO).

Os indivíduos poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas, armas e organização criminosa. Caso sejam condenados, poderão cumprir pena de até 35 anos de reclusão. (DPF)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *