“Guerreiros da Amazônia” lança edição comemorativa de 25 anos em evento simultâneo na Amazônia

Por Ana Carolina Maia

A premiada trilogia literária escrita pelo autor Ronaldo Barcelos, ambientada na Amazônia que narra a saga de jovens com superpoderes de combater os vilões que devastam a maior floresta tropical do mundo, completa 25 anos e ganhou uma edição especial que será lançada simultaneamente dia 12 de outubro em evento que será transmitido on-line para todo o país.

A obra está mais interativa, conectada, muitos recursos visuais, QRcode que direciona para o site, onde o público tem acesso completo a fotos e vídeos. Nas páginas finais, o material conta uma vasta linha do tempo, os “extras”, informações desde o início da empreitada. O intuito é aproximar o pequeno leitor, o jovem alunos e o educador da temática ambiental brasileira, fazer com que cada um faça sua parte.

Na visão do autor, a educação básica e a valorização dos professores são determinantes para virar o jogo na região e a ideia é criar um link de conexão para aproximar a floresta do coração das crianças.

Vinte e cinco anos

Em duas décadas e meia de vida, tanto a história como a forma de apresentar o livro e temática às crianças e adolescentes passaram por várias reformulações, atualizações, introdução de temas importantes, bem como os avanços nas questões ambientais.

De acordo com Ronaldo Barcelos, a cada livro vendido, um exemplar será doado para uma escola pública. “Dedicamos uma parte do livro, os extras para os pais e professores conhecerem o projeto e saberem onde podem acessar e baixar gratuitamente todo o nosso conteúdo produzido.

Lançamento

O lançamento da edição comemorativa de 25 anos está programado para as 16h do dia 12 de outubro, na livraria Leitura, no Porto Velho Shopping, em Rondônia. O evento terá com uma tarde de autógrafos com Ronaldo Barcelos, que vai falar sobre o trabalho desenvolvido especialmente para o projeto.

Ao todo serão doados 400 exemplares contendo os três livros reunidos em uma trilogia, 1.000 escovas de dentes e almanaques com dicas de saúde bucal para as 141 escolas da cidade.

O lançamento da edição comemorativa na capital terá uma série de ações que começam no dia 07 e vão até o dia 16 de outubro. No dia 7 o autor vai visitar e conhecer escolas da cidade e do dia 8 até o dia 16 de outubro o Porto Velho Shopping vai abrir o espaço “Amazon – Guerreiros da Amazônia” que terá projeção dos desenhos animados, atividades diversas e encontro com o autor.

Nos dias 10, 11, 13 e 14, 400 alunos da rede municipal irão visitar o espaço Guerreiros da Amazônia no shopping.

Carbono neutro

A edição comemorativa também será Carbono Neutro. Desde 2013, o projeto faz parte do Programa de Carbono Neutro, do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (IDESAM), que compensa energia elétrica, quantidade de papel, tinta, impressão e demais itens do processo de produção que emitem carbono com o plantio de árvores nativas na Reserva do Uatumã, no leste do Amazonas. A obra é a primeira trilogia literária Carbono Neutro do Mundo!

Projeto Social

Desde 2012, o projeto cumpre o importante papel de difundir, divertir, educar e impactar milhões de crianças, já soma 25.000 livros e 200.000 e-books doados para mais de 500 escolas no Brasil. Em 2018, com apoio do Ministério da Educação (MEC), a série virou desenho animado e é exibida gratuitamente nas redes sociais e na TV Escola.

Todo o conteúdo produzido está disponibilizado gratuitamente no site: https://guerreirosdaamazonia.com.br Desde 2018, livros em PDF, manuais do professor, desenhos animados e músicas podem ser baixados e assistidos em computadores, celulares e tablets.

Sobre a trilogia

Na Amazônia existe uma história contada pelos caciques de geração em geração, que, para os indígenas mais novos, não passa de uma lenda. A lenda Amazon! Há 500 anos, com a invasão das Américas e a percepção de que seria impossível vencer o homem branco com suas armas, embarcações e cavalos, os caciques da Amazônia se reuniram e decidiram enviar para um local secreto da floresta, representantes de todas as etnias.

Eles viveram isolados por muitos e muitos anos em harmonia com a natureza e catalogaram todo o conhecimento no Livro Sagrado. Com isso, os Seres da Floresta os presentearam com a “Flor do Sol”, um cristal mágico que gerou dez armaduras com poderes de animais da região.

O Dr. Zach, o vilão da história, grande devastador e explorador ilegal da floresta, tomou conhecimento da lenda Amazon e, com a intenção de ficar rico e dominar o mundo, iniciou uma busca insana para encontrar a cidade secreta, roubar o Livro Sagrado e a Flor do Sol. Começou uma corrida contra o tempo para salvar a floresta da devastação.
Você não pode fugir de seu destino!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *