Lançado primeiro edital de microcrédito para negócios em Juruti

O Natal dos empreendedores jurutienses chegou antecipado com o lançamento do primeiro edital do programa de microcrédito produtivo do Banco Juruti Sustentável (Banjus). O edital lançado hoje, 07, receberá projetos até o dia 31 de janeiro de 2023. De forma inédita, investirá especialmente nos micro e pequenos negócios do município de Juruti, no Oeste do Pará.

O edital oferece duas linhas de crédito: Capital de Giro, para compra de Insumos, matéria-prima e produtos acabados; e Investimento Fixo ou Misto, para aquisição de máquinas, utensílios e equipamentos, mais capital de giro. Pessoas físicas e jurídicas, cooperativas, associações produtivas, pequenos empreendedores locais e trabalhadores autônomos informais, microempreendedores individuais (MEI) e agricultores familiares, que desenvolvam negócios em qualquer ramo da atividade econômica poderão ser beneficiários.

“O microcrédito do Banjus apresenta-se como uma ferramenta disponível para sanar as necessidades financeiras dos tomadores de crédito, a um custo relativamente baixo. Com acesso ao crédito, os pequenos empreendedores podem gerar emprego e desenvolvimento local a partir de uma ação planejada. Com isso, além de desenvolvimento econômico, poderão promover o desenvolvimento cultural e social do território de Juruti”, declara Carlos Janor, analista de crédito do Banjus.

A expectativa é destinar o microcrédito aos segmentos de produção, artesanato, turismo, comércio e serviços, inclusive empreendedores solidários, negócios de impacto, empreendedorismo social, turístico e cultural, no meio urbano e rural. O edital também é especialmente dedicado a atender empreendedores e empreendedoras com casos de sucesso de projetos já apoiados pelo IJUS, como Juruti-Up, de empreendedorismo juvenil; Dona’s, de mulheres empreendedoras; e o grupo Formar Gestão, atendido no projeto Ingá.

Todos os projetos que se candidatarem ao edital serão analisados por comitê de avaliação do Banjus, incluindo etapa onde será necessária a apresentação de estudo de viabilidade técnica e econômica. Após aprovados, os beneficiários receberão consultorias por especialistas nas áreas de Finanças, Marketing e Operação do Negócio.

Fonte: Instituto Juruti Sustentável

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *