Juruti começa receber turistas para o Festribal 2023

Um dos maiores festivais de valorização da cultura indígena da Amazônia promete movimentar o município de Juruti, no oeste do Pará, pelos próximos três dias. A cidade já está em clima de Festribal e se enfeita nas cores vermelho, azul e amarelo das tribos Muirapinima e Munduruku.

Depois de dois anos sem ser realizado na forma presencial, a Festa das Tribos promete ser um espetáculo de cores e magia. O festival resgata a essência dos povos tradicionais.

No Tribódromo, palco das apresentações dos grupos, os artistas encenam os costumes, crenças e a fé dos indígenas da Amazônia.

O Festribal 2023 começa nesta quinta-feira (27), e encerra no sábado (29).

A primeira noite é marcada pela Festa dos Visitantes com shows com artistas nacionais. A Prefeitura de Juruti contratou atrações de peso este ano para marcar a volta do festival em seu formato original.

Segundo a prefeita Lucídia Batista, serão duas grandes atrações nacionais para hoje. Os cantores Nattanzinho se apresentará na abertura e em seguida outros artistas como o MC Dourado, que farão a alegria dos visitantes na primeira noite.

Desde o início desta semana que o município de Juruti começou a receber turistas de várias partes do país. A cidade montou uma programação especial para os três dias de festa. Serão várias atividades, além das apresentações das tribos Muirapinima e Munduruku.

O Festival Folclórico das Tribos Indígenas de Juruti é considerado Patrimônio Cultural do Pará desde 2008. E desde 2011 foi declarado e reconhecido como Patrimônio Cultural do Município de Juruti.

Este ano, o tema do Festribal é ‘Celebração da Arte’, um convite a todas as etnias do Brasil para se juntarem às tribos Munduruku e Muirapinima.

Durante as apresentações das tribos são apresentados elementos da cultura indígena. Por meio de alegorias, arte cênica, dança e cantos indígenas, os artistas encenam a história de luta e resistência dos povos tradicionais que habitam a Amazônia.

A tribo Munduruku já venceu 16 vezes o festival, enquanto que a tribo Muirapinima conquistou 13 títulos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *