Pará pode ganhar mais quatro deputados nas próximas eleições

Plenário da Câmara dos Deputados praticamente vazio na semana que atntecede o recesso branco. Brasilia, 15-07-2019. Foto: Sérgio Lima/PODER 360

As próximas eleições para deputado federal podem trazer novidades para a bancada paraense no Congresso Nacional. Um tema um tanto espinhoso trata sobre a redistribuição de vagas das bancadas de cada estado na Câmara Federal. O Supremo Tribunal Federal (STF) já se posicionou sobre o tema e estabeleceu um prazo até 30 de junho de 2025 para que os congressistas aprovem uma lei atualizando o número de vagas de cada estado.

Neste contexto, Amazonas e Pará serão os estados mais beneficiados. O Pará, por exemplo, pode aumentar sua bancada para 21 parlamentares. Caso os deputados não se movimentem para aprovar a lei, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pode fazer a redistribuição de vagas.

As vagas na Câmara dos Deputados são alvo de muita disputa nas urnas e por isso essa pauta não é nada fácil. Quando se fala em mudanças de bancadas, o tema sempre acaba em discussões.

Pela Constituição, a Câmara Federal é a casa no Congresso que representa a população. Em função disso, o número de parlamentares de cada estado depende da quantidade de habitantes. Pelo menos é o que deveria acontecer. Os números estão defasados.

Levantamentos apontam que 14 estados podem sofrer com variações no número de deputados. Sete devem perder vagas e sete devem ganhar. Nesse contexto, Pará e Amazonas serão mais beneficiados.

O Pará vai pular de 17 para 21 deputados. O estado é uma das unidades da federação mais prejudicadas com a defasagem das bancadas.

O deputado federal José Priante diz que esse erro precisa ser corrigido urgentemente. “Pior do que ser a menos é ser a mais. O Pará tem um milhão de habitantes a mais do que o Maranhão, por exemplo, que tem 18 parlamentares”, disse Priante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *