Parauapebas é destaque no Simineral On de outubro

Parauapebas, no sudeste do Pará, é a única cidade do Estado e uma das poucas de toda a região Norte presentes no Ranking “Connected Smart Cities”, que reconhece as 100 cidades mais inteligentes do Brasil. A notícia é destaque na edição de outubro do Simineral On, que já está no ar, por meio do endereço: simineral.org.br/simineral-on.

Os critérios do ranking englobam espaços pensados com foco na inclusão social, diminuição da desigualdade e pautado na sustentabilidade. São considerados 74 indicadores diferentes, reunidos em 11 eixos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia, inovação, economia, educação, saúde, segurança e empreendedorismo.

Conhecido principalmente por sua indústria de mineração, o município abriga grandes projetos minerais de ferro, cobre, ouro, manganês, entre outros. Um dos destaques que colocaram Parauapebas no ranking foi o quesito Segurança, onde chegou a figurar no Top 10. Seu sistema de monitoramento conta, por exemplo, com 120 câmeras espalhadas por toda a cidade, que ajudam na elucidação de casos e na prevenção e combate ao crime.

Cultura

Além de estimular o desenvolvimento social de cidades como Parauapebas, a mineração também atua no incentivo à cultura no Estado e está presente, inclusive, na maior festa religiosa do Pará: o Círio de Nazaré. Tem minério nas panelas que preparam a maniçoba, um dos pratos típicos da festa; nas estações que dividem a corda do Círio; em lâmpadas que compõem a iluminação do período; e vários outros momentos da programação.

Além disso, empresas como Hydro e Albrás patrocinam o evento e realizam ações de voluntariado, como a doação de 15 mil copos de água envasados aos romeiros durante a procissão. Fora da capital, a Sinobras foi mais uma vez patrocinadora do Círio de Nazaré de Marabá, parceria firmada desde 2011. E como reconhecimento, a siderúrgica já recebeu por duas vezes o “Selo Cultura Pará – Empresa Amiga da Cultura”, honraria do Governo do Estado do Pará.

Fonte: Simineral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *