Fapespa lança estudos com indicadores socieconômicos dos 144 municípios do Pará

Com o objetivo de subsidiar o ciclo de políticas públicas e a tomada de decisão de gestores, academia e a sociedade civil, a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) lançou três produtos, neste sábado (18), durante a Feira Pará Negócios, que acontece no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, em Belém.

O Radar de Indicadores das Regiões de Integração, o Barômetro da Sustentabilidade e o Anuário Estatístico do Pará, todos referentes ao ano de 2023, trazem informações das 12 Regiões de Integração (RI) e dos 144 municípios do Estado.

“Nós estamos procurando desenvolver uma nova matriz econômica no Pará. O governador Helder Barbalho tem defendido, em todos os cantos por onde passa, a necessidade do equilíbrio entre o desenvolvimento, a sustentabilidade, mas olhando para as pessoas. Isso só é possível se tivermos informação qualificada, pautada pela ciência. Apresentando os indicadores estatísticos das Regiões de Integração, os índices de sustentabilidade em uma análise conjuntural, certamente teremos empresas, empresários e pessoas interessadas em seguir desenvolvendo o estado. Temos informações para buscar, cada vez mais, uma população com boa qualidade de vida”, disse o diretor-presidente da Fapespa, Marcel Botelho.

Acesse os estudos lançados pela Fapespa no site www.fapespa.pa.gov.br

Anuário Estatístico do Pará – Na sua oitava edição, o estudo socializa dados, informações e registros administrativos sobre características do estado do Pará. As informações são estruturadas em cinco temáticas – Demografia, Economia, Meio Ambiente, Infraestrutura e Social -, em formato de tabelas, com todas as informações sistematizadas, como também mapas sobre o território paraense.

Radar de Indicadores das Regiões de Integração – Também na sua oitava edição, é formado por 10 temas (Demografia, Educação, Saúde, Mercado de Trabalho, Assistência e Previdência Social, Segurança, Meio Ambiente, Economia, Finanças Públicas e Infraestrutura). O Radar de Indicadores das RI apresenta, para todos os municípios do estado, indicadores e informações em forma de tabelas.

Barômetro da Sustentabilidade – Entendendo que a união dos eixos sociedade, meio ambiente e economia pode fornecer informações que orientam as ações para a melhoria dos indicadores de sustentabilidade analisados, a Fapespa apresentou os Barômetros da Região de Integração Guajará – Ananindeua, Belém, Santa Bárbara do Pará, Marituba e Benevides. Para o ano de 2023, a meta é publicar os relatórios das 12 RI, além do relatório do Estado do Pará.

“É muito importante divulgar, disseminar essas ferramentas que são de grande importância para o nosso estado. É mais um esforço da Fapespa em trazer informações para a tomada de decisões da gestão dentro do nosso governo e municípios”, falou Atyliana Dias, diretora de Estatística e de Tecnologia e Gestão da Informação (Detgi). “Ainda temos pela frente o lançamento do Atlas da Sustentabilidade, um outro importante projeto que está sendo desenvolvido”, completou Luziane Cravo, diretora de Estudos e Pesquisas Ambientais (Dipea).

Fapespa também lançous estudos sobre o PIB – Fundação lançou na sexta-feira (17) estudos sobre o Produto Interno Bruto (PIB) e sobre as Tabelas de Recursos e Usos (TRU) do Pará, Matriz de Insumo Produto (MIP) e sobre Dashboard da Nota Fiscal Eletrônica, importantes ferramentas para entender os diversos aspectos econômicos do Estado. Na ocasião, também foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre a Fundação e a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), para a execução de ações conjuntas com o intercâmbio de bancos de dados e informações sobre a economia paraense. (Ag. Pará)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *