Cine Regatão Itinerante exibe filmes na Floresta Nacional do Tapajós

O Cine Regatão Itinerante desembarca na comunidade de Jamaraquá, na Floresta Nacional do Tapajós (Flona-Tapajós), em Belterra (PA), nesta sexta-feira (05/04). O projeto, uma iniciativa do Instituto Regatão Amazônia, contemplado no edital de fomento ao audiovisual – Cinema de rua ou cinema itinerante e cineclubes – da Lei Paulo Gustavo, tem como objetivo apresentar filmes paraenses ou de temática amazônica para comunidades ribeirinhas localizadas às margens dos rios Amazonas, Tapajós e Arapiuns, na região do baixo amazonas.

Na primeira sessão itinerante, serão exibidas duas produções audiovisuais imperdíveis. A primeira é a animação “O Doutor e o Caboco” (2019), do Programa Catalendas com direção de Roger Paes, numa realização da TV Cultura Pará em parceria com a Companhia In Bust de Teatro com Bonecos. Esta história cativante narra a jornada de um doutor em busca de um caboco habilidoso para atravessá-lo até a outra margem do rio. Durante a viagem de barco, surge um diálogo entre eles, revelando as diferentes perspectivas de vida. O doutor, inclinado ao academicismo, não compreende de imediato a riqueza da sabedoria popular acumulada pelo caboco ao longo dos anos.

A segunda produção é o documentário “Festa de São Benedito – Gambá de Pinhel” (2018), dirigido por Carlos Matos e Carlos Matos Jr, da produtora santarena Bandeira Filmes. Este documentário nos leva a uma viagem pela festividade anual que ocorre em Pinhel, uma comunidade às margens do Rio Tapajós, em Aveiro (PA). É uma celebração cheia de energia, com folias tradicionais, ladainhas, a tradicional levantação do mastro e, é claro, a dança característica do ritmo do Gambá.

“Nossa curadoria selecionou, especialmente para esta sessão em meio à nossa floresta, produções que inspiram, encantam e nos conectam com as riquezas culturais e tradicionais da região”, revela Zek Nascimento, coordenador do projeto.

Programação:

19h – Discotecagem com o Dj Zek Picoteiro
19h30 – Apresentação do Instituto Regatão Amazônia
20h – Exibição dos filmes:
“O Doutor e o Caboco” (2019), curta-metragem de animação (13’)
https://youtu.be/xiK5v0vnWB0?si=lF_KfQIru_ePW486
“Festa de São Benedito – Gambá de Pinhel” (2018), documentário (26′)
https://youtu.be/FXVa931zpdk?si=xbeFuuocwnvuX0Ex
20h40 – Diálogo sobre os filmes:
Convidados: comunidade, lideranças e agentes culturais da Flona
22h – Encerramento

Ascom/Instituto Regatão Amazônia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *