PF cumpre mandado em Santarém durante operação que mira patrimônio de investigados por garimpo ilegal na Terra Yanomami

Segunda fase da Operação Buruburu também teve diligências em Goiânia e medidas para bloquear mais de R$ 248 milhões em bens e valores.

A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em Santarém, no oeste do Pará, nesta quinta-feira (5), durante a segunda fase da Operação Buruburu, que investiga um esquema de garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami e a suposta lavagem de dinheiro proveniente da atividade criminosa.

Nesta etapa da operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em Santarém (PA) e Goiânia (GO). A Polícia Federal também executou medidas cautelares patrimoniais que alcançam mais de R$ 248 milhões em bens e valores. Entre as medidas estão o bloqueio de ativos financeiros e o sequestro de imóveis, veículos e aeronaves.

O objetivo da operação é interromper a movimentação e a ocultação de recursos supostamente obtidos por meio das atividades ilegais. Segundo as investigações, o grupo teria utilizado empresas, cooperativas e terceiros para movimentar dinheiro e esconder patrimônio de origem suspeita, em um esquema de lavagem de capitais em larga escala.

A primeira fase da Operação Buruburu foi deflagrada em 2023 e teve como foco uma organização criminosa suspeita de financiar e oferecer suporte logístico aéreo ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. Na ocasião, pilotos investigados foram alvos de mandados de busca e apreensão e de prisões preventivas.

Agora, a investigação avança sobre a estrutura financeira do grupo, com o objetivo de identificar e restringir o patrimônio que teria sido acumulado com os recursos das atividades ilícitas.

Deixe um comentário